sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Admirável Mundo Novo - Invasão de Privacidade


Grupo de privacidade japonês quer fim de serviço de mapas do Google


Eles são contra a ferramenta Street View, que mostra imagens detalhadas.


Com ela, usuários percorrem virtualmente as ruas de diversas cidades.


Um grupo de advogados e professores japoneses pediu na sexta-feira que o Google deixe de fornecer imagens detalhadas de cidades japonesas na internet, afirmando que elas violam os direitos de privacidade.




O serviço Street View do Google oferece imagens ao nível do solo e em 360 graus de 12 cidades japonesas, de cerca de 50 cidades dos Estados Unidos e também de algumas áreas da Europa. O serviço permite que os usuários percorram ruas virtualmente como se estivessem no local.




"Suspeitamos fortemente de que aquilo que o Google vem fazendo represente violação profunda de um direito humano básico", disse Yasuhito Tajima, professor de direito constitucional na Universidade de Sophia, em Tóquio. "É necessário alertar a sociedade de que um gigante da tecnologia da informação está violando abertamente os direitos de privacidade, que são direitos importantes dos cidadãos, por meio desse serviço", acrescentou.




O escritório do Google em Tóquio não comentou o assunto.




A Campanha Contra a Vigilância da Sociedade, uma organização civil japonesa liderada por Tajima, quer que o Google deixe de fornecer o serviço Street View em cidades japonesas e que elimine todas as imagens.


Foto: Reprodução
Campanha Contra a Vigilância da Sociedade quer que o Google deixe de fornecer o serviço Street View em cidades japonesas. (Foto: Reprodução )




As preocupações quanto à privacidade geradas pelo serviço do Google vêm ganhando destaque na imprensa japonesa, especialmente depois que algumas pessoas encontraram imagens suas no Street View. Preocupações semelhantes foram expressas em outras partes do mundo, como os Estados Unidos e a Europa. Em um caso, uma mulher foi mostrada tomando banho de sol e em outro um homem aparece saindo de uma casa de strip-tease em San Francisco.




Em março, o Google anunciou que atenderia a um pedido do Pentágono e removeria algumas imagens do Street View, por medo de que elas representassem ameaça à segurança de bases militares norte-americanas.




O Google Maps e o Google Earth, dois serviços disponíveis via web, atraíram críticas em diversos países por fornecerem imagens de locais sensíveis, como bases militares e possíveis alvos de ataques terroristas.


Fonte: G1>tecnologia



Powered by Zoundry Raven



Technorati : , ,

Del.icio.us : , ,

Zooomr : , ,

Flickr : , ,

Nenhum comentário:

  Estratégia Cloward-Piven Sergio Ricardo M. da Silva · Jun 11, 2016 Deve-se perder a ingenuidade para se entender a crise econômica — e ta...