terça-feira, 27 de outubro de 2009

Gripe suina: Quem lucra?

Al GoreAl Gore via last.fm

Gripe suina: Quem Lucra?

Por James Corbett
Fonte: Relatório Corbett

Como Gore, Powell, Rumsfeld e outros multimilionários estão em condições de se beneficiar da histeria da gripe suina...

A bem conhecida injunção do detetive para "seguir o dinheiro" pode igualmente bem ser aplicada as investigações da pandemia da gripe como pode ser aplicada as investigações criminais. Realmente, surpreendente como possa ser, há pessoas em posições de poder e influência que estão em condições de se beneficiar diretamente da corrente histeria da gripe suina.

Enquanto os preços globais das ações e commodities estão caindo devido aos estragos potenciais que uma pandemia poderia causar nos mercados, um artigo da Reuters da última sexta-feira destaca que a firma de capital de risco Kleiner Perkins Caufield & Byers está pronta para colher maciços lucros do pânico. A Kleiner Perkins gerencia um fundo de Bio Defesa cujo portfólio inclui duas companhias (uma fabricante da enzima de bloqueio viral Biocryst Pharmaceuticals e o fabricante da vacina viral Novavax) que estão vendo uma ascensão no preço das ações enquanto o medo da gripe suina cresce. Assim quem são os sócios notáveis da Kleiner Perkins? Al Gore é um deles e Colin Powell é outro. Bill Joy (co-fundador da Sun Microsystems e autor de um controverso artigo na revista Wired de 1999 sobre como os principais cientistas do mundo estão discutindo como os humanos podem ser exterminados no futuro próximo por terem se tornado obsoletos em um novo paradigma pós-humano) é outro nome bem conhecido que tem lucrado com o atual pânico da gripe suina.

Um outro notável ganhador financeiro das apostas na gripe suina é Donald Rumsfeld, infame investidor em e ex-diretor da Gilead Sciences, uma firma que recebe royalties da fabricante do Tamiflu, a Roche. Agora que a mídia está incluindo anúncios grátis para o Tamiflu em virtualmente toda história de gripe suina que eles publicam (mencionando pelo nome como um dos mais efetivos tratamentos contra a doença), o preço das ações da Gilead aumentaram 5% no comércio pré-mercado e é provável estimar aumentos posteriores.

É claro que o presidente Obama não é estranho ao ganhar dinheiro com o medo da gripe. Em 2005, logo depois de ser eleito para o senado dos Estados Unidos, formou um truste que investiu na AVI BioPharma, a companhia que estava trabalhando no tratamento da gripe aviária. Algumas semanas depois de investir na AVI BioPharma, ele co-escreveu um artigo no New York Times mostrando a ameaça da pandemia da gripe aviária e apresentou uma lei ao Senado para gastar mais dinheiro federal em medidas de prevenção da gripe aviária. O preço das ações da AVI BioPharma aumentaram e Obama recebeu 28% em dinheiro dos lucros quando o furor sobre um potencial conflito de interesses irrompeu.

Esteja certo, o fato de que alguém esteja em condições de ganhar financeiramente de algo como a gripe suina não significa que eles tinham as mãos em sua origem ou em estimular o pânico depois. Contudo, quando a pessoa que está em condições de lucrar são alguns dos mais influentes políticos e figuras públicas do mundo, quando a gripe suina em questão é uma nunca antes vista mistura de vírus humanos, aviário e de porco da América do Norte, Europa e Ásia, e quando a mídia está ativamente contribuindo para o ganho das ações de empresas privadas pelo favorecimento do nome da marca dos produtos como a única cura para esse vírus novinho em folha, então talvez estejamos ao menos justificados em perguntar a essas pessoas o que eles sabem e quando eles souberam.

Fonte: nwoobserver.wordpress.com

Tradução e adaptação: O Observador




Reblog this post [with Zemanta]

Nenhum comentário:

  Estratégia Cloward-Piven Sergio Ricardo M. da Silva · Jun 11, 2016 Deve-se perder a ingenuidade para se entender a crise econômica — e ta...