quarta-feira, 10 de março de 2010

Avanços da Ciência, Sinal do Fim dos Tempos?


Henry Markram: Visualizing Synaptic Maps onto ...Image via Wikipedia

Cientistas descobrem como teleportar energia

De: Technologyreview.com

Primeiro, eles teleportaram fótons, depois átomos e íons. Agora um físico descobriu como fazer com energia, uma técnica que tem profundas implicações para o futuro da física.

Em 1993, Charlie Bennett no Centro de Pesquisa Watson da IBM no Estado de Nova York e alguns camaradas mostraram como transmitir quantum de informação de um ponto do espaço para outro sem atravessar o espaço intermediário.

A técnica se apoia em um estranho fenômeno quântico chamado emaranhamento, no qual duas partículas compartilham a mesma existência. Essa conexão profunda significa que a medição de uma partícula imediatamente influencia a outra, mesmo que elas estejam a anos de distância. Bennett e companhia trabalharam para explorar isso para enviar informação. (A influência entre as partículas pode ser imediata, mas o processo não viola a relatividade porque alguma informação tem de ser enviada tradicionalmente na velocidade da luz.) Eles chamaram a técnica teleportação.

Isso realmente não é um exagero de seu potencial. Desde que as partículas quânticas são indistinguíveis, mas para a informação que elas carregam, não há necessidade de transmitir elas próprias. Uma ideia mais simples é enviar a informação que elas contêm em lugar delas e assegurar que há uma oferta pronta de partículas na outra ponta para assumir suas identidades. Desde então os físicos tem usado estas ideias para realmente teleportar fótons, átomos e íons. E não é difícil imaginar que moléculas e talvez até vírus possam ser teleportados em um futuro não tão distante.

Mas Masahiro Hotta da Universidade Tohoku no Japão veio com uma ideia muito mais exótica. Por que não usar o mesmo princípio quantum para teleportar energia?

Hoje, esboçado em um número de documentos publicados no ano passado, Hotta delineia sua ideia e suas implicações. O processo de teleportação envolve fazer uma medição em cada um par de partículas entrelaçadas. Ele salienta que a medição na primeira partícula injeta um quantum de energia no sistema. Ele então mostra que pela escolha cuidadosa da medição a fazer na segunda partícula, é possível extrair a energia original.

Tudo isso é possível porque sempre há flutuações de quantum na energia de qualquer partícula. O processo de teleportação permite injetar quantum de energia em um ponto do universo e então explorar as flutuações do quantum de energia para extraí-la de outro ponto. É claro, a energia do sistema como um todo é imutável.

Ele dá o exemplo de uma série de íons entrelaçados oscilando para frente e para trás em uma armadilha de campo elétrico, um pouco como a bola de Newton. Medir o estado do primeiro íon injeta energia no sistema na forma de um phonon, um quantum de oscilação. Hotta diz que realizando o tipo certo de medição no último íon extrai essa energia. Desde que isso pode ser feito a velocidade da luz (em princípio), o phonon não viaja através dos íons intermediários assim não há aquecimento desses íons. A energia foi transmitida sem viajar através do espaço intermediário. Isso é teleportação.

Apenas como podemos explorar a habilidade de teleportar energia não está clara ainda.

Mas a coisa realmente excitante são as implicações que isso tem para os fundamentos da física. Hotta diz que sua abordagem dá aos físicos uma maneira para explorar o relacionamento entre a informação quantum e a energia quantum pela primeira vez.

Há um sentimento crescente de que as propriedades do universo são melhor descritas não pelas leis que governam a matéria mas pelas leis que governam a informação. Isso parece ser verdade para o mundo quântico, certamente é verdade para a relatividade especial, e está atualmente sendo explorado pela relatividade geral. Tendo uma maneira de manipular energia na mesma base pode ajudar a esboçar esses diversos fios juntos.

Material interessante. Não é necessário dizer onde esse tipo de pensamento poderia conduzir.

Fonte: http://www.technologyreview.com


Cérebro artificial em apenas 10 anos

Por Jonathan Fildes
Repórter de tecnologia, BBC news, Oxford

Um cérebro humano artificial detalhado e funcional pode ser construído dentro dos próximos 10 anos, tem afirmado um destacado cientista.

Henry Markram, diretor do Projeto Cérebro Azul, já simulou elementos de um cérebro de rato.

Ele contou na Conferência Global TED (Tecnologia, Entertainment, Design) em Oxford que um cérebro humano sintético teria uma utilidade particular em descobrir tratamentos para doenças mentais.

Cerca de 2 bilhões de pessoas são consideradas sofredoras de algum tipo de comprometimento do cérebro, ele disse.

"Não é impossível construir um cérebro humano e podemos fazer isso em 10 anos," ele disse.

"E se formos bem sucedidos, enviaremos um holograma para a TED para falar."

'Fabricação compartilhada'

O Projeto Cérebro Azul na Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, foi lançado em 2005 e objetiva fazer engenharia reversa de dados de cérebros de mamíferos em laboratório.

Em particular, sua equipe tem enfatizado na coluna neocortical - unidades repetitivas do cérebro dos mamíferos conhecidas como neocortex.

"É um novo cérebro," ele explicou. "Os mamíferos precisavam disso porque eles tinham que lidar com a paternidade, interações sociais complexas de funções cognitivas.

"Foi tão bem sucedida uma evolução do rato para homem que isso ampliou aproximadamente mil dobras em termos de números de unidades para produzir esse órgão quase assustador."

E essa evolução continua, ele disse. "Está evoluindo a uma enorme velocidade."

Nos últimos 15 anos, o professor Markram e sua equipe dissecaram a estrutura da coluna neocortical.

"É um pouco como ir e catalogar um pedaço da floresta tropical - quantas árvores ela tem, qual a forma das árvores, quanto de cada tipo de árvore nós temos, qual a posição das árvores," ele disse.

"Mas é um pouco mais do que catalogar porque você tem de descrever e descobrir todas as regras de comunicação, as regras da conectividade."

O projeto tem agora um modelo de software de "dezenas de milhares" de neurônios - cada um dos quais é diferente - que tem lhes permitido construir digitalmente uma coluna neocortical artificial.

Embora cada neurônio seja único, a equipe descobriu que os padrões do sistema de circuitos de diferentes cérebros têm padrões em comum.

"Ainda que seu cérebro possa ser menor, ou maior, possa ter diferentes morfologias de neurônios - nós na realidade compartilhamos a mesma estrutura," ele disse.

"E nós achamos que isso é específico da espécie, o que poderia explicar porque nós não podemos nos comunicar entre espécies."

Visão mundial

Para fazer o modelo se tornar vivo, a equipe alimenta os modelos e uns poucos algoritmos em um supercomputador.

"Você precisa de um laptop para fazer todos os cálculos para um neurônio," ele disse. "Assim você precisa de dez mil laptops."

Em vez disso, ele usa um Blue Gene Machine da IBM com 10.000 processadores.

As simulações começaram a dar aos pesquisadores pistas sobre como o cérebro funciona.

Por exemplo, eles podem mostrar uma figura ao cérebro - digamos uma flor - e seguir a atividade elétrica na máquina.

"Você excita o sistema e ele realmente cria sua própria representação," ele disse.

Por fim, o objetivo seria extrair essa representação e projetá-la para que os pesquisadores pudessem ver diretamente como o cérebro percebe o mundo.

Mas, bem como esteja avançando a neurociência e a filosofia, o Projeto Cérebro Azul têm outras aplicações práticas.

Por exemplo, combinando todos os dados do mundo da neurociência sobre animais - para criar uma "Arca de Noé", os pesquisadores podem ser capazes de construir modelos de animais.

"Não podemos continuar fazendo experiências com animais para sempre," disse o professor Markram.

Isso também pode dar aos pesquisadores novos entendimentos sobre doenças do cérebro.

"Há dois bilhões de pessoas no planeta afetadas por desordem mental," ele contou a platéia.

O projeto pode dar entendimento sobre novos tratamentos, ele disse.

A conferência global TED ocorre de 21 a 24 de julho em Oxford, Reino Unido.

Fonte: http://www.bbc.co.uk


Profecia para o fim dos tempos:


E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará. Dn. 12:4






Reblog this post [with Zemanta]

Um comentário:

rodrigo disse...

Se o autor soubesse com certeza o que Pedro o apóstolo estava afirmando quando escreveu sua primeira carta aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, jamais se enganaria tanto e não enganaria a tantos; vide: "E já está próximo o fim de todas as coisas, portanto,sede sóbrios e vigiai em oração. ( 1ª Pedro 4:7)
Em tempo algum se ouviu alguém instar com seus ouvintes para se tornar sóbrios e vigilantes em oração, para aguardar um fato que se daria mais de dois mil anos depois, e, afirmando “É já está próximo”
Das duas uma; ou se está chamando o apóstolo de enganador, ou é um ser totalmente enganado.

  Estratégia Cloward-Piven Sergio Ricardo M. da Silva · Jun 11, 2016 Deve-se perder a ingenuidade para se entender a crise econômica — e ta...