quarta-feira, 5 de maio de 2010

O pesadelo tecnológico do nosso mundo: O Sistema de Pontos do Big Brother

Big Brother is watching you ... .. .Image by digital cat  via Flickr

O pesadelo tecnológico do nosso mundo: O Sistema de Pontos do Big Brother

Pense sobre o mundo em que vivemos hoje. Nossa economia mundial enfraquecida, padrões, avisos de dívidas vencidas e débito de cartão de crédito. Pense sobre todos os incentivos que temos para fazer compras com nossos cartões de crédito, pense nos pontos. Nós conseguimos pontos nos postos de gasolina por comprar gasolina a crédito, conseguimos pontos em nossos cartões de crédito depois de fazer compras e voar ao redor do mundo, conseguimos certificados de brindes, etc. Conseguimos pontos nos restaurantes fast foods para ganhar TVs de tela plana ou vídeo games. Até mesmo conseguimos pontos para comer o cereal das crianças no velório. Certos bancos agora têm incentivos de devolução do dinheiro, para cada $200 que você gasta, eles devolvem 2% do dinheiro. Tudo que fazemos na sociedade hoje é baseado em um sistema de pontos. Parte de nosso incentivo para comprar é baseado em pontos de recompensa que podemos potencialmente ganhar por usar um certo cartão. Bem vindo ao "Jogo".

Com a tecnologia hoje estando mais disponível e mais barata, tudo está sendo feito com chip, câmeras e memória. Há razões porque telefones, games boys, reality TV, youtube e rede social todos têm uma câmera neles ou envolvem câmeras. Estamos sendo programados a querer ser observados. Estamos sendo condicionados a pensar que fama e boa aparência em frente das câmeras é uma necessidade. Sempre pronto para tirar aquela foto perfeita do Facebook para postar no seu perfil, ou fazer o melhor vídeo para carregar no Youtube ou estar em um reality show da TV. Alguém já parou para pensar porque nos tornamos tão apaixonados por ser observados e monitorados? Rotulados e monitorados como gado, mantidos na linha pelo medo do exame minucioso de nossos pares.

A maneira como vivemos e o que compramos é tudo apresentado a nós como entretenimento, empacotado apenas como um jogo divertido. Dentro da indústria de vídeo game a meta é ganhar pontos, aumentar de nível, ganhar o jogo, ou obter o prêmio. Em alguns aspectos nossas vidas se tornaram grandes jogos de representação com as corporações tendo um documentado interesse no que nós gastamos, gostamos ou antipatizamos. Tecnologia de sensores e tecnologia de rastreamento não é uma coisa do futuro. Implantes de Verichip estão sendo apresentados como parte do sistema de saúde que guardará todos os registros médicos das pessoas e saberão onde elas estão em uma emergência. Até nossos cachorros agora estão equipados com chips rastreadores. Departamentos de polícia ao redor do mundo têm tecnologia de sensores que escaneiam placas de veículos automaticamente. A indústria de jogos tem tecnologia de sensores em sistemas como Wii, Projeto Natal, e Playstation Move.

O que isso tudo significa? Alguns podem argumentar que "Eu não faço nada errado e não tenho nada para esconder." Não é uma questão de se as pessoas têm alguma coisa para esconder. Criminosos serão sempre criminosos estejam eles sendo vigiados ou não. É sobre nós voluntariamente nos tornando uma sociedade administrada meticulosamente em nome de pontos em jogos e entretenimento, nos transformando em um público dócil. Acordem para o mundo em que vivemos, nós vivemos em um estado policial, a Nova Ordem Mundial não está chegando, ela está aqui. Minority Report, 1984 e Wall-E da Disney são filmes que estão nos dizendo alguma coisa. Podemos escolher parar tudo isso quando quisermos. Monitoramento é uma ferramenta que os fracos usam para tentar e se conseguir acompanhar os fortes.

Fonte: http://axiomofreality.blogspot.com

Nota: Esse é o verdadeiro mundo do Big Brother, o mundo mostrado no filme Equilibrium. E para quem não sabe já foi anunciado que recursos como os do filme Minority Report serão realidade em pouco tempo.



Reblog this post [with Zemanta]

Nenhum comentário:

  Estratégia Cloward-Piven Sergio Ricardo M. da Silva · Jun 11, 2016 Deve-se perder a ingenuidade para se entender a crise econômica — e ta...