segunda-feira, 16 de maio de 2011

As abelhas estão morrendo e a culpa é dos celulares, afirma cientista

Abelha-européia (Apis mellifera)Image by de Paula FJ via FlickrAs abelhas estão morrendo e a culpa é dos celulares, afirma cientista

Ondas deixam os insetos desorientados, provocando o abandono das colmeias e a morte.

Queda repentina na população mundial de abelhas teria sido causada pelo sinal dos celulares  (David De Lossy/ThinkStock)

Cientistas dizem ter provas de que os sinais dos telefones celulares são os responsáveis pela queda repentina da população mundial de abelhas. Pesquisadores da Suíça descobriram que as micro-ondas têm confundido os insetos, que começaram a voar erraticamente e depois morrerem precocemente.


A equipe de cientistas colocou telefones celulares em uma série de colmeias sob condições controladas e monitorou os resultados. Foram 83 experimentos medindo a reação das abelhas quando o telefone estava desligado, em stand by, ou realizando uma ligação.

O barulho produzido pelas abelhas aumentou mais de dez vezes quando o celular recebia ou realizava uma ligação. O nível sonoro voltava ao normal quando o aparelho era desligado ou era colocado em stand by.


De acordo com Daniel Favre, líder da pesquisa, as ondas dos telefones claramente irritam as abelhas. “Elas emitem um sinal para evacuar a colmeia, mas ficam tão confusas que muitas morrem voando”, disse Favre em entrevista ao jornal inglês Daily Mail.

O estudo não é o primeiro a relacionar telefones celulares e a morte de abelhas. Em 2008, um pesquisador alemão descobriu que os insetos se recusavam a voltar à colmeia quando telefones celulares eram colocados em torno da estrutura. Perdidas e desorientadas, elas morriam.

Em março de 2010 um relatório da ONU alertou que a queda repentina na população de abelhas está sendo causada por uma “tempestade perfeita de perigos e ameaças”.

Cientistas já identificaram mais de dez fatores — de pesticidas químicos a perda de flores nativas — que conspiram contra as abelhas.

Fonte: Revista Veja

Enhanced by Zemanta

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante.

  Estratégia Cloward-Piven Sergio Ricardo M. da Silva · Jun 11, 2016 Deve-se perder a ingenuidade para se entender a crise econômica — e ta...