sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

[BIG-BROTHER] ARGUS-IS: a Tecnologia do DARPA que Leva a Vigilância de Vídeo a Outro Nível




Argus Panoptes é o nome de um gigante da mitologia grega que tinha cem olhos e que se dizia "que tudo vê". Que nome apropriado para o mais recente sistema de monitoramento de área ampla do DARPA, descrito como a "próxima geração de vigilância". Quando montado em um drone, o ARGUS (que significa Sistema Autônomo de Vigilância e Imagem Ubíquo (onipresente) em Tempo-Real) tem um sistema de vídeo 1,8 gigapixels que permite a vigilância de vídeo constante de uma pequena cidade, completo com o rastreamento de objetos em movimento e incríveis capacidades de zoom-in.

Veja mais abaixo um pequeno vídeo (em inglês) descrevendo as capacidades básicas (e não secretas) desta tecnologia. Como você vai ver, a pessoa  no documentário se recusa a dizer onde este sistema é usado. Uma coisa é certa, ele é usado e muito provavelmente sobre civis.

Nesta imagem do site do projeto (utilizada na imagem ilustrativa acima) mostra um poster em alta resolução da área coberta e das várias imagens obtidas, isto em 2009. Muito interessante o logotipo do projeto (também na imagem ilustrativa), que lembra uma espécie de pirâmide vinda de um raio, ambos símbolos esotéricos/ocultistas.

Da página do programa no site do DARPA:
O programa do Sistema de Vigilância de Imagem de Solo Autónomo Onipresente em Tempo-Real (ARGUS-IS) está desenvolvendo um sistema de vigilância de vídeo em tempo real, de alta resolução e grande área que fornece ao combatente um mínimo de 65 janelas de vídeo VGA em todo o campo de visão . Cada janela de vídeo é eletronicamente orientável independente das outras, e pode fornecer imagens contínuas de uma área fixa no solo ou ser designado para manter automaticamente um alvo

O site do Herald Sun ainda informa: 
Uma vez combinados, os chips de vídeo criam um vídeo em tempo real de 1,8 bilhões de pixels, abrangendo uma área de 29 quilômetros quadrados em 15 quadros por segundo (FPS), que são então transmitidos de volta para os espiões em seus escritórios a meio mundo de distância. Esses agentes podem ampliar qualquer área de interesse à vontade.

De 17.500 pés (5300m) no ar, os espiões podem dar um zoom em um pardal, enquanto este voa pela paisagem. Qualquer objeto em movimento é automaticamente realçado para chamar a atenção dos observadores.

A bordo do sistema de vídeo está um disco rígido de um milhão de terabytes, que grava tudo o que o olho eletrônico vê.

O ARGUS-IS é construído em uma cápsula, que pode ser adaptada em uma variedade de helicópteros, aeronaves e aviões.

Sua principal aeronave será o novo helicóptero robô A-160T Hummingbird a ser entregue ás forças especiais dos Estados Unidos. O robô será capaz de passar em altitude elevada durante mais de 20 horas.
O olho que tudo vê não é apenas um símbolo, é uma meta que os poderosos estão se esforçando para alcançar!

Filmadora secreta de 1,8 gigapixel usa tecnologia que você carrega no bolso



O que você consegue quando junta 368 câmeras de celulares de 5MP (megapixels) em um mosaico, quatro lentes, um software e um hardware supersecreto?

O Autonomous Real-Time Ground Ubiquitous Surveillance Imaging System, ou ARGUS-IS (algo como “Sistema de Imagens de Vigilância Ubíquo de Solo em Tempo Real Autônomo”, e se você não se impressionou com a palavra “ubíquo”, é por que você não a procurou no dicionário ainda).

O ARGUS-IS parece estar a altura do nome: é um sistema de vigilância a bordo de naves não tripuladas (“drones”) com uma câmera de 1,8 gigapixel, capaz de rastrear um trecho de superfície de 64 quilômetros quadrados em alta resolução a uma altitude de 6.000 metros, resolver objetos de 15 centímetros e observar alguém dando um tchauzinho a 5.300 metros de altitude.

Mais que isto, o ARGUS-IS tem inteligência e é capaz de rastrear 65 alvos ao mesmo tempo. As imagens de 1,8 GP fluem do drone para o solo a uma velocidade de 10 fps (frames por segundo).

O ARGUS-IS fornece imagens de vídeo na qualidade VGA (640×480 pixels) para cada alvo individual, ou 65 vídeos “classe Predator”. Com este brinquedinho, se ao menos de 65 pessoas deixarem um prédio ao mesmo tempo, o sistema pode rastrear todas ao mesmo tempo, até saírem de seu campo de visão.

Cada dia de vigilância do ARGUS-IS fornece 1 milhão de terabytes de vídeo, ou um exabyte. Tudo fica guardado e pode ser revisto a qualquer momento.

Fontes:
- Via Fórum Anti-NOM: filmadora-secreta-de-18-gigapixel
- Herald Sun: DARPA releases details of ARGUS-IS 1.8 billion megapixel camera
- Hyperscience: Filmadora secreta de 1,8 gigapixel usa tecnologia que você carrega no bolso

2 comentários:

bloglinks disse...

Oi , Inscrevi seu blog no http://delinks.blogspot.com.br/ pois tem a ver com a temática.

Vc já leu o livro A HISTÓRIA SECRETA DO OCIDENTE, de Nicholas Hagger?

Abs
Celia

Nova Ordem Global disse...

Olá obrigado pela inscrição, e não li esse livro não. Dei uma olhada em comentários e pareceu interessante.

  Estratégia Cloward-Piven Sergio Ricardo M. da Silva · Jun 11, 2016 Deve-se perder a ingenuidade para se entender a crise econômica — e ta...