tag:blogger.com,1999:blog-6166447701108374324.post4796836295625236335..comments2023-07-29T12:12:27.853-03:00Comments on Admirável Mundo Novo: Filme do clima mostra crianças assassinadas por não reduzirem a pegada de carbonoUnknownnoreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-6166447701108374324.post-87683328670397768752010-10-12T15:15:54.577-03:002010-10-12T15:15:54.577-03:00EDUCAÇÃO - CAMINHO PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVE...EDUCAÇÃO - CAMINHO PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL<br /><br />O crescimento da economia – do social, ambiental e do político – está diretamente ligado ao capital humano, ou seja, mão de obra qualificada que dê sustentação ao desenvolvimento de novas tecnologias.<br />Há que se ter uma atenção efetiva com a educação básica, assegurando o aprendizado de uma profissão, em sintonia com o mercado de trabalho e suas tendências. Certamente, nessa e em outras fases do processo, não há como ignorar que a formação de bons alunos está ligada diretamente a existência de bons professores e condições de ensino em sala de aula.<br />Não basta apresentar índices que demonstram o crescimento das matrículas no ensino fundamental, sem que este fato não esteja associado ao real crescimento da qualidade destes alunos. O que se observa, normalmente, é a ênfase a divulgação do crescimento de vagas e do número de escolas – iniciativa necessária, mas não suficiente – se os indicadores de qualidade evidenciam um crescimento muito lento da qualidade dos alunos. Ampliar vagas e criar escolas é uma atividade que a maioria dos políticos dedicam sua atenção – é uma ação de efeito em curto prazo – mas muito poucos se vinculam a iniciativas de médio e longo prazo, como é a melhoria da qualidade de alunos e de professores.<br />Ou seja, a meta aceita é de valorizar a formação educacional, sem que esta meta esteja associada, necessariamente, as demandas do mercado de trabalho que, em particular, passa por mudanças rápidas e significativas. Usando uma expressão mais forte, os jovens são preparados para deixarem as escolas, mas não para estarem disponíveis para as ofertas do mercado de trabalho; daí se explica a quantidade de vagas que não são preenchidas, pois não há pessoas preparadas para tal, o que só começaria a ocorrer se o Brasil investisse na educação profissional (com foco regional), esclarecendo aos jovens que a chegada ao ensino universitário não é o caminho único para o sucesso profissional.<br />As instituições de ensino superior devem ser mais flexíveis e diversificadas, ao invés de manter cursos tradicionais com grades curriculares estáveis nos últimos anos, partindo do princípio que haverá alunos interessados nos cursos que oferecem, mas – muitas das vezes – sem sintonia com as demandas do mercado de trabalho das empresas que estão em seu entorno ou que chegam com novas demandas de profissionais. Um curso não se avalia pela demanda de inscrições nos processos seletivos, nem na quantidade de formandos no final do curso, mas no número de contratações asseguradas por seus formandos, fato que está muito relacionado às atividades de pesquisa e extensão (infelizmente) precariamente oferecidas por grande parte das instituições, particularmente as privadas.<br />Portanto, para todos os níveis de ensino se faz necessário, além do planejamento de crescimento de suas atividades, um sistema eficaz e transparente de avaliação da qualidade do ensino oferecido, contexto que já começou a ser feito pelo Governo, mas que ainda não assumiu a fase de assegurar a sociedade um conhecimento transparente de tais avaliações e resultados.<br />Mais uma vez, em período de eleição, o tema “Educação” volta a ficar em evidência, quer na promessa dos políticos, quanto na demanda dos eleitores. Entretanto, e pelo menos é isso que até então vem ocorrendo, com o passar do tempo, a Educação não vem sendo “adotada” como uma alavanca única para o desenvolvimento, fato que já foi percebido e adotado – há bastante tempo – por vários outros países emergentes.<br />Acorda Brasil, não basta formular demandas; já passamos da hora de fazer cobranças.<br /><br />Roosevelt S. Fernandes, M. Sc.<br />Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPAAnonymousnoreply@blogger.com