Fichas criminais podem ser acessadas na web
Terça-feira, 16 de dezembro de 2008 - 16h39
Tirar essas dúvidas pode ser muito simples, graças ao crescente número de bancos de dados online.
O estado de Vermont, por exemplo, estreou o seu próprio banco de dados online na segunda-feira (15/12) e outros cerca de 20 estados americanos também oferecem essa ferramenta na internet.
Esses sites permitem a internautas e empresas descobrirem se uma pessoa foi condenada por algum crime sem precisarem se identificar ou aguardar meses para receberem a resposta do governo.
O sistema de Vermont cobra 20 dólares por pesquisa nos registros de um cidadão, que incluem informações de todos os crimes cometidos desde 1940.
Para descobrir as informações, basta saber o nome e a data de nascimento da pessoa e possuir um cartão de crédito para pagar pelo acesso.
Se o cidadão realmente tiver sido condenado por algum crime, o sistema fornece a data em que a sentença foi divulgada, a pena e o local onde o caso foi julgado.
Agências que prestam serviços a "pessoas especiais" - crianças, idosos e deficientes - podem acessar o banco de dados gratuitamente.
Nota: Isto é só um sinal de como a privacidade de uma pessoa pode ser invadida, e não nos iludamos achando que estamos a salvo da bisbilhotice, porque no Brasil já há uma lei para a unificação de todos os documentos pessoais em um único documento, que reunirá CPF, RG, CNH e outros.
O Perigo é que reunidos em um único documento estarão dados da receita federal, da previdência social, do ministério do trabalho e toda a vida civil das pessoas.
Se todas essas informações caem nas mãos de um bandido, sua vida, por mais limpa e honrada que seja, já era.
Powered by Zoundry Raven
Nenhum comentário:
Postar um comentário