terça-feira, 12 de junho de 2012

Google avisa: o Big Brother está de olho em você


Google avisa: o Big Brother está de olho em você

Empresa passará a avisar seus usuários quando identificar que o governo está tentando acessar seus dados







Pode parecer algo tirado diretamente das páginas de '1984', o clássico distópico do escritor George Orwell onde o governo espiona toda e qualquer atividade íntima de seus cidadãos, mas é a realidade: O Google passou a exibir avisos no topo da tela a cada vez que conseguir rastrear que o governo está espionando algum cidadão de seu país e tentando acessar os seus dados.
A nova ferramenta será especialmente útil para usuários que vivem em países autoritários ou que monitoram a internet, como a China e diversas nações do Oriente Médio. O aviso não significa que a conta do usuário tenha sido hackeada, mas que pode estar sendo alvo de phishing ou malware.

Reprodução


"Estamos constantemente em busca de malware em nossos sistemas, em particular de tentativas por parte de terceiros de ingressar nas contas dos usuários sem autorização. Quando temos informação específica – seja diretamente dos usuários ou de nossos próprios esforços de vigilância – mostramos sinais claros de alerta e instalamos proteções adicionais para combater esta atividade maliciosa", explicou o vice-presidente de engenharia de segurança do Google, Eric Grosse, em post em um blog do Google.

A advertência – uma barra de cor rosa e letras azuis, no topo da tela – será disparada toda vez que existirem evidências de um ataque, e mostrará de maneira clara se a tentativa de invasão foi feita pelo Estado.
"Você pode se perguntar como sabemos que esta atividade é patrocinada pelo Estado. Não podemos entrar em detalhes sem revelar informações que possam ser úteis a estes malfeitores, mas nossa análise detalhada – assim como os relatórios das vítimas – sugere fortemente a participação de Estados ou grupos patrocinados pelo Estado", finaliza Grosse.

Enhanced by Zemanta

Nenhum comentário:

  Estratégia Cloward-Piven Sergio Ricardo M. da Silva · Jun 11, 2016 Deve-se perder a ingenuidade para se entender a crise econômica — e ta...