Image by TheAlieness GiselaGiardino²³ via Flickr
Reino Unido quer controlar e-mails dos cidadãos
04/05/09
Para controlar as mensagens enviadas pela internet, o governo do Reino Unido pode desenvolver uma tecnologia que permita o monitoramento dessa ferramenta.
Segundo informações do jornal "The Sunday Times", publicadas neste domingo (03), o Centro de Comunicações do governo pretende supervisionar todos os emails, acessos à web, atividades realizadas em redes sociais e ainda os contatos telefônicos.
O plano, segundo a publicação, seria utilizar várias "caixas-pretas", instaladas secretamente na infraestrutura de comunicações. Jacqui Smith, ministra do Interior britânica, anunciou na semana passada que o plano do governo para criar uma base de dados única não será finalizado, apesar do investimento maciço de mais de 1 bilhão de euros.
Segundo Shami Chakrabarti, diretora da organização de defesa dos direitos humanos, o anúncio da ministra é uma “cortina de fumaça”. "Fomos contra a base de dados 'Big Brother', porque permitia ao Estado ter acesso diretamente às comunicações de todos os cidadãos. Mas, com esta rede de caixas-pretas, pretende-se conseguir o mesmo, mas pela porta traseira".
O governo já teria um contrato com o Lockheed Martin, gigante americano do setor da defesa, no valor de 224 milhões de euros, segundos fontes citadas pelo "The Sunday Times". Outro contrato foi assinado com a Detica, uma empresa britânica de tecnologia da informação, que teria relações com a espionagem no Reino Unido.
Dessa forma, Iain Lobban, diretor do Centro de Comunicações do governo, já estaria supervisionando a construção de um complexo no interior desse quartel-general, localizado próximo a Cheltenham, no condado de Gloucestershire.
Com informações da EFE
Nota: Em outro post falamos da vigilancia sobre as redes sociais, agora sobre os e-mails, isso e so o inicio.
Uma imagem vale mais do que 1000 palavras - 3
Powered by ScribeFire.
Nenhum comentário:
Postar um comentário