terça-feira, 7 de agosto de 2012

Entra em vigor na Rússia polêmica lei que censura sites

Folha de S.Paulo

Entra em vigor na Rússia polêmica lei que censura sites

DA FRANCE-PRESSE, EM MOSCOU 

Uma polêmica lei russa sobre "listas negras" de sites na internet entrou em vigor nesta segunda-feira, com o objetivo anunciado de proteger os menores de idade de "informações perigosas", mas analistas temem que sirva para o governo censurar os internautas. 

Ali Jarekji/Reuters
Vladimir Putin, presidente da Rússia, num evento em junho

A lei, promulgada no sábado pelo presidente Vladimir Putin e publicada nesta segunda-feira no "Diário Oficial", prevê a criação de um registro federal que regulamente a atividade dos sites com informações proibidas pela lei, o que obrigará os proprietários ou provedores de acesso a fechar os endereços. 
 
Aprovada em meados de julho pelo parlamento russo, a lei busca reprimir os portais que divulgam pornografia de caráter pedófilo, assim como os endereços que promovem o consumo de drogas ou apresentam conselhos de suicídios, mas muitos analistas suspeitam que o governo deseja censurar a internet na Rússia. 

Em menos de três meses, Vladimir Putin, que retornou em maio ao Kremlin, reforçou o controle sobre a sociedade civil russa, após inédito movimento de críticas, com a adoção de uma série de leis consideradas repressivas pela oposição.

Enhanced by Zemanta

Nenhum comentário:

  Estratégia Cloward-Piven Sergio Ricardo M. da Silva · Jun 11, 2016 Deve-se perder a ingenuidade para se entender a crise econômica — e ta...