O que é a Nova Ordem Mundial? Quem são seus planejadores? Quais são seus objetivos?
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013
O Aparecimento dos Tecnodeuses
Parte 1: A Fusão do Transumanismo com a Espiritualidade
Autor: Carl Teichrib, Forcing Change, Volume 4, Edição 10.
A moça que estava atrás do balcão no quiosque de
informações nas imediações do Templo Mórmon, em Salt Lake City,
perguntou se iríamos participar da conferência.
"— Não da conferência", minha mulher explicou, "mas de uma conferência".
Um olhar momentâneo de confusão apareceu na face da
recepcionista. Afinal, a Conferência Geral dos Santos dos Últimos Dias
iria começar dentro de mais algumas horas e, para a comunidade mórmon, a
Conferência Geral é o evento do ano. Por qual outra razão estávamos ali
em Salt Lake City?
Tentei esclarecer: "— Estamos aqui para participar de
uma conferência patrocinada pela Associação Mórmon Transumanista, que
será realizada na Universidade." Isto não ajudou muito.
Como aquela recepcionista mórmon, você também provavelmente está se perguntando: "O que é transumanismo?"
Em resumo, Transumanismo é o objetivo final
máximo da tecnocracia. Em edições anteriores, publicamos uma série de
artigos sobre a tecnocracia como um meta-movimento: a ideia que as obras
das mãos do homem podem salvar a humanidade — de modo que a tecnologia e
a ciência formam a base de uma sociedade tecnocrática.
O Transumanismo leva isto à sua conclusão final: o desenvolvimento do pós-humano, ou do neo-humano.
Com base na premissa que a Evolução é verdadeira, o
Transumanismo procura moldar a espécie humana por meio da aplicação
direta da ciência. Em outras palavras, utilizando a tecnologia, podemos
assumir o controle do processo evolucionário e modificá-lo conforme
desejarmos e, desse modo, nos tornamos os mestres do nosso futuro. Para
este fim, os defensores do Transumanismo aderem a uma diversidade de
possíveis opções.
A Associação Mórmon Transumanista (MTA) nos dá uma visão geral:
"... visões de um futuro neo-humano evoluirão à
medida que o tempo passar. Como imaginado agora, características
neo-humanas possíveis, todas envolvendo avanços tecnológicos para as
atuais capacidades humanas, incluem:
Capacidade intelectual altamente avançada,
maior do que a nossa em magnitude quanto a nossa é superior à capacidade
dos outros animais.
Corpos físicos que são imunes à doença e ao envelhecimento.
Capacidade de comunicar pensamentos complexos e emoções instantaneamente sem auxílios visuais ou comunicação oral.
Maior capacidade sensorial, permitindo até o conhecimento de ambientes distantes.
Força e agilidade super-humanas.
Controle perfeito dos desejos individuais, do humor ou dos estados mentais.
Maior capacidade para experimentar a alegria, o amor, o prazer e outras emoções." [1].
Cinco Breves Pontos Sobre o Transumanismo
Adota como premissa a crença que a evolução é verdadeira.
Baseado, portanto, na capacidade do homem de moldar a direção da evolução humana por meio da tecnologia.
O objetivo final é a Ascensão da Humanidade: o homem se torna um deus.
Avanços técnicos, tanto na teoria quanto na prática, estão agora prontos para modificar a sociedade.
A espiritualidade precisa exercer um papel no
transumanismo: o aparecimento de um conjunto central e global de
valores, baseados no universalismo, surgirá para guiar a aceitação
religiosa rumo à Ascensão.
Força super-humana! Longevidade e uma vida livre de
doenças! Comunicação de uma mente a outra... Isto tudo soa como ficção
científica, ou ciência-mágica?
Embora pareçam menos mágicos, os seguintes exemplos
também são alucinantes. Eles representam uma porção da pesquisa deste
autor e são considerados caminhos que nos levam para além da humanidade:
1. DNA: Agora que estamos descobrindo os
segredos do DNA, podemos alterar nossa constituição genética para
aumentar as características desejáveis e bloquear as negativas.
Acredita-se que essa ação produzirá longevidade e erradicará as doenças.
Outros resultados possíveis incluem a produção de bebês no útero
materno projetados de acordo com especificações desejadas, e até a
introdução do DNA de outras espécies no código genético humano, desse
modo criando um "Humano Avançado", equipado com características físicas
e cognitivas mais desenvolvidas. Esse ser transumano/híbrido seria um
"transgênico" — literalmente, um ser humano geneticamente modificado.
2. Interface de Computador e Inteligência Artificial:
À medida que os segredos do cérebro forem descobertos, chegará um tempo
em que a mente terá uma interface eficiente com o ciberespaço.
Acredita-se que nesse cenário, o cérebro, uma vez conectado, poderá
permitir que a mente navegue pela Internet, baixe e envie informações,
receba atualizações de memória e convirja com uma comunidade mental
cérebro-máquina global — formando um tipo de cibercolméia. Ou, de acordo
com alguns puristas cibernéticos, isto permitirá que a consciência de
um indivíduo deixe completamente os limites da carne e entre no
ciberespaço como uma entidade eletrônica. Afinal, o cérebro, eles
argumentam, é um órgão eletroquímico. Essa transferência da mente,
acredita-se, poderá culminar naquilo que místico católico Pierre
Teilhard de Chardin chamou de noosfera: o aparecimento de uma consciência viva e global. Assim, a Internet se tornará "viva".
Quando lhe perguntaram qual será o desenvolvimento
mais importante nos próximos vinte anos, George Dvorsky, do Instituto
para Ética e Tecnologias Emergentes, respondeu:
"As tecnologias de interface, que serão a ponte entre
o cérebro humano e a Internet. Em vinte anos, nossa interação com a
Internet será tão natural que a rede será considerada um órgão
exossomático. As implicações incluem o acesso onipresente para todos os
bancos de conhecimento na Internet e a tecnopatia". [2].
Outra versão da abordagem da noosfera é por
meio da Inteligência Artificial — particularmente dentro do modelo da
computação global. Neste cenário, o sistema assume um tipo de vida
cibernética quando redes de computação supersofisticadas coletam
ativamente os dados do usuário e monitoram o comportamento on-line e
então, independentemente, atuam com base nesse conhecimento coletivo.
Hoje, os teóricos pós-humanos estão contemplando como será esse modelo
de Inteligência Artificial global, incluindo "programas de simulação"
globais que poderão tabular e buscar modos mais eficientes de organizar a
sociedade transumana.
3. Nanobôs: Injetando nano-robôs (robôs
programáveis e quase microscópicos) no corpo humano, as células e
tecidos poderão ser manipulados em detalhe. Células mortas poderão ser
caçadas e eliminadas. Drogas farmacêuticas poderão ser aplicadas
diretamente nos tecidos afetados por alguma doença. A manutenção da
interface cérebro-computador poderá ser feita no nível microscópico. A
humanidade poderá ser reconfigurada célula por célula. Os nanobôs
poderão ser introduzidos por injeção, ou colocados dentro de uma drágea
de medicamento.
Os exemplos acima estão baseados em pesquisa teórica e
em realidades atuais. Considere a tecnologia dos organismos
geneticamente modificados (OGM), que estão em uso desde os anos 1960s.
[3]. A colheita de OGM é fundamental na agricultura, especialmente com a
canola. Mas, a ciência vai além das plantas; cientistas chineses
anunciaram recentemente que criaram um macaco transgênico que será usado
em experiências médicas. [4] Pouco tempo atrás, a empresa Kraig
Biocraft afirmou que modificou geneticamente o bicho-da-seda para
produzir o fio da teia de aranha [5] e, em 2009, uma equipe de
cientistas espanhóis criou um clone do extinto cabrito montês dos
Pirineus — que viveu somente por um curto período de tempo, porém
demonstrou o potencial de recriação de espécies extintas. [6].
Da mesma forma, a interface com o cérebro e os
implantes da mente, junto com a nanotecnologia, não são mais assunto só
da ficção científica. Muito trabalho teórico está sendo realizado, as
experiências estão sendo feitas e grandes avanços já ocorreram. O que já
foi alcançado é incrível; a questão não é mais "devemos tentar alterar a
espécie humana?". Mas "qual será a nova experiência humana?"
Ironicamente, enquanto o futuro está sendo desenvolvido nos laboratórios
e institutos técnicos, o fundamento do transumanismo repousa em um
desejo antigo: o homem quer ser uma divindade, quer atingir a Apoteose. Portanto, o pós-humanismo é a busca técnica pelo Santo Graal, a ascensão por meio da engenharia.
É a alquimia e a magia dos dias atuais, a manifestação contemporânea da
Doutrina Secreta: "Tudo é Um, e esse Um é Divino". [7] Ou, dito de
outro modo: "Jesus não é menos divino, pois todos os homens podem alcançar a mesma perfeição divina." [8].
Mark Pesce, um co-inventor da interface de terceira
dimensão para a rede mundial da Internet, membro da mesa de discussões e
juiz no programa The New Inventors (Novos Inventores) da Rede ABC de Televisão, explica da seguinte forma:
"Uma vez que o genoma foi transcrito, uma vez que
soubemos o que nos fazia humanos — naquele momento — passamos para o
transumano. Conhecendo nossos códigos, podemos recriá-los em nossas
assim chamadas linhas sintéticas de 1s e 0s. Vida Artificial."
"Agora, descobrimos o multiverso, onde nada é verdade
e tudo é permissível. Agora, chegaremos ao improvável, o
resequenciamento de nós mesmos para nos tornarmos um novo ser, depurar o
estado natural e nos traduzir para o sobrenatural, incorruptível,
eterno."
"Não existe Deus, somente o Homem." [9].
Pesce, um influente transumanista, retrata a ascensão em termos biblicamente distorcidos.
"Os homens morrem, os planetas morrem, até as
estrelas morrem. Sabemos tudo isto. Como sabemos, buscamos algo mais —
uma transcendência da transitoriedade, uma tradução para a forma
incorruptível. Uma fuga, por assim dizer, uma parada na direção.
Buscamos, portanto, abençoar a nós mesmos com o perfeito conhecimento e
a perfeita vontade: Tornar-se um deus, tomar o universo nas mãos e
transformá-lo à nossa imagem — para nossa própria satisfação. Como é na
Terra, assim será também nos céus."
"O resultado inevitável da incrível improbabilidade, a
seta da evolução está nos indicando o transumano — uma apoteose para a
razão, a salvação — obtida pelas boas obras.” [10].
O pesquisador em clonagem humana Richard Seed faz uma feia inserção no assunto:
"Vamos nos tornar deuses. Ponto final. Se você não
gosta da ideia, caia fora. Você não precisa dar sua contribuição e nem é
obrigado a participar. Mas, se quiser interferir e me impedir de me
tornar um deus, então teremos uma grande briga. Teremos uma guerra."
[11].
Esta citações acima são perturbadoras, mas é o
Transumanismo um movimento sério, ou apenas uma nova onda de alguns
sonhadores utópicos? Claro, a tecnologia para alterar a humanidade e
moldar a sociedade já existe ou estará disponível em bem pouco tempo,
mas é o Transumanismo um movimento real, ou apenas uma nova moda
tecnológica? A resposta para este dilema pode ser descoberta seguindo-se
o rastro do dinheiro. Se é somente uma moda, você pode esperar que o
patrocínio reflita apenas um nível de amadorismo. Entretanto, se o
Transumanismo for mais do que apenas uma curiosidade tecnológica
passageira, então os patrocinadores e sócios serão reconhecíveis. Atores
significativos precisam estar envolvidos. Isto está acontecendo?
Caso em vista: Singularity University (http://www.singularityu.org).
Criada como um instituto de liderança, a Singularity é reconhecida por
suas posições a respeito do Transumanismo e mudança social radical. Essa
escola lida com os aspectos teóricos do Transumanismo e as tecnologias
emergentes, com um olho voltado para o crescimento exponencial do
conhecimento e da ciência. Até mesmo o nome fala do vindouro mundo
pós-humano, pois "singularity" (singularidade) representa um ponto em um
tempo futuro quando a mudança tecnológica ocorre tão depressa que
produz uma mudança qualitativa na sociedade: o nascimento de uma
super-inteligência, a fusão do Homem e da Máquina. Assim, quem apóia
financeiramente a Singularity?
NASA (National Aeronautics and Space Administration, a
Agência Aeroespacial norte-americana): A Singularity funciona no Centro
de Pesquisa Ames, da NASA, no Vale do Silício.
Google.
ePlanet Ventures (uma firma de investimentos que trabalha com companhias de alta tecnologia na área médica e de mídia).
Autodesk (a empresa que criou o AutoCAD, um software utilizado em projetos de engenharia civil e arquitetura).
Kauffman Foundation (uma das maiores fundações nos EUA; baseada no trabalho do magnata da indústria farmacêutica Ewing Kauffman).
Canon.
International Space University, e muitas outras.
Além da Singularity University, o programa
transumanista está sendo avançado por meio do patrocínio de instituições
bem-reconhecidas — como as Universidades de Oxford, Stanford e Caltech –
e por grandes grupos sem fins lucrativos, como a Fundação Templeton.
Outra organização transumanista que enfoca a nanotecnologia, o Foresight
Institute, recebe patrocínio de grandes empresas, como Apple, Ford,
ARCO, Beckman, Sun Microsystems, Mitsubishi, Intel, Xerox e outras. A US
National Science Foundation também tem acompanhado o futuro do
transumanismo, incluindo seu desenvolvimento ético e, em 2003, produziu
um relatório sobre as tecnologias que avançarão as capacidades humanas; o
relatório tinha o título Tecnologias Convergentes para a Melhoria do
Desempenho Humano: Nanotecnologia, Biotecnologia, Tecnologia da
Informação e Ciência Cognitiva. Finalmente, a DARPA — a Agência de
Projetos Avançados de Defesa, que é tecnicamente um braço do
Departamento de Defesa dos EUA – está trabalhando em programas que são
transumanos em sua natureza, como o projeto Inteligência Física. De
acordo com Michael Anissimov, diretor de mídia no Singularity
Institute, a DARPA financia "dezenas de projetos de ampliação das
capacidades humanas em todo o mundo." [12].
É muita coisa para ser apenas uma moda passageira.
Transumanismo e Mormonismo
Depois de viajar durante dois dias e atravessar uma
província canadense e quatro estados americanos, tive a oportunidade de
participar de uma conferência de um dia de duração, em 1 de outubro de
2010, em Salt Lake City, no estado de Utah. Foi uma longa viagem, mas a
abrangência do evento tornou a viagem necessária: Transumanismo e Espiritualidade.
Realizado na Universidade de Utah, o evento colocou apoiadores
ateístas, mórmons, cristãos e budistas na mesma mesa. Ele foi
patrocinado pelo primeiro grupo de interesses especiais e religiosos de
Humanity+, a Associação Mórmon Transumanista. (Nota: Humanity+ era anteriormente conhecida como Associação Transumanista Mundial.).
Mas, por que o mormonismo? Isto não é difícil de entender. Considere o seguinte:
- Do livro Mormon Doctrine (Doutrina Mórmon), de Bruce R. McConkie:
"Essa exaltação que os santos de todas as épocas tão
devotamente buscaram é a própria divindade. Divindade é ter o caráter,
possuir os atributos e usufruir as perfeições que o Pai tem. É fazer
aquilo que ele faz, ter os poderes que residem nele..." [tradução
nossa][13].
- De Joseph Smith, fundador do mormonismo, também conhecido como Santos dos Últimos Dias:
"O próprio Deus era como somos agora; ele é um homem
exaltado que está entronizado nos céus!... Aqui, então, está a vida
eterna — conhecer o único Deus sábio e verdadeiro; e vocês têm de
aprender como serem deuses vocês mesmos, e serem reis e sacerdotes para
Deus, da mesma forma como fizeram todos os deuses antes de vocês, isto
é, indo de um grau pequeno para o outro, e de um cargo pequeno para um
maior... Para herdar o mesmo poder, a mesma glória e a mesma exaltação,
até que vocês cheguem à posição de um deus, e ascendam ao trono do
eterno poder, da mesma forma como aqueles que viveram antes." [tradução
nossa][14].
- O líder mórmon, Brigham Young, enfatizou o estado
de deus e a organização dos seres inteligentes, que por sua vez estão se
tornando deuses.
"Acreditamos que existem muitos, muitos e muitos, que
já entraram em poder, glória, majestade e domínio... e têm o poder de
organizar os elementos e de criar mundos e de trazer à existência seres
inteligentes em toda sua variedade que, por sua vez, se forem fiéis e
obedientes ao seu chamado e criação, serão exaltados nos reinos eternos
dos deuses." [15][tradução nossa].
A Associação Mórmon Transumanista reconhece que o objetivo maior no mormonismo é a transfiguração ou exaltação — o homem se tornando um deus. Falando sobre isto, a Associação publicou o seguinte em Sunstone, uma revista acadêmica e de discussões de assuntos dos Santos dos Últimos Dias:
"A tradição mórmon ensina que as eternidades
consistirão de inumeráveis céus de tipos e graus diferentes, rumo aos
quais nosso mundo pode avançar. Esses céus são habitados por uma
pluralidade de deuses, aos quais poderemos nos unir à medida que
emularmos e nos tornarmos como Deus..."
"Os profetas mórmons proclamaram que existe uma
pluralidade de deuses, cada um dos quais se tornou deus emulando Deus e
que é o destino final da humanidade, como filhos de Deus, se tornar
deuses. Esses profetas viram que os humanos se unirão na criação de
mundos e céus e no desenvolvimento de outros deuses, expandindo nossa
influência por toda a eternidade e nos envolvendo em obras ainda
maiores. " [16].
De acordo com a MTA, "o profeta Joseph Smith e os
líderes mórmons subsequentes poderiam ser contados entre os humanistas
religiosos cujas ideias informaram o surgimento do Transumanismo." [17].
Compreendendo esse conceito pós-humano, a MTA reconhece três áreas específicas em que o Transumanismo corrobora a fé mórmon:
Fornece uma base racional para certas crenças dos Santos dos Últimos Dias.
Promove o exercício dos Santos dos Últimos Dias de uma fé mais ativa nas noções mórmons sobre o futuro.
Encoraja os Santos dos Últimos Dias a terem expectativas mais otimistas com relação ao futuro próximo. [18].
O Transumanismo dá ao Mormonismo uma medida de
racionalidade baseada na ciência e nas realizações tecnológicas. O que
era misterioso — tornar-se como um deus — é agora visto como tangível e
compreensível. Por este motivo, a MTA afirma que "o conhecimento
científico e o poder tecnológico" se encaixam perfeitamente com a
exaltação humana.
Com isto em mente, a MTA desenvolveu uma teoria transumanista especificamente criada em torno dos ensinos mórmons: O Argumento do Novo Deus:
"Se não nos tornarmos extintos antes de nos tornarmos
pós-humanos, então, dadas as suposições consistentes com a ciência
contemporânea e as tendências tecnológicas, provavelmente já existem
pós-humanos que são mais benevolentes que nós e que criaram nosso mundo.
Se os pré-humanos são prováveis, então os pós-humanos provavelmente já
existem. Se os pós-humanos provavelmente aumentaram mais rápido em
capacidade destrutiva do que em defensiva, então os pós-humanos
provavelmente são mais benevolentes do que nós. Se os pós-humanos
provavelmente criaram muitos mundos como aqueles em seu passado, então
os pós-humanos provavelmente criaram nosso mundo. A única alternativa é
que provavelmente nos tornaremos extintos antes de nos tornamos
pós-humanos." (O Argumento do Novo Deus, formulado por Lincoln Cannon e Joseph West).
Portanto...
"Pós-humanos provavelmente já existem."
"Pós-humanos provavelmente são mais benevolentes do que nós."
"Pós-humanos provavelmente criaram nosso mundo." (O Argumento do Novo Deus).
Isto se encaixa com o paradigma mórmon: um Deus povoa
a terra com almas, que estão presas em carne, na forma humana. Um grau
de cada vez, esses humanos evoluem e são eventualmente exaltados,
transcendendo e ascendendo à divindade. Então, cada um desses "novos
deuses" povoa outros mundos com novas almas... e isto se repete
sucessivamente. No Argumento do Novo Deus, é afirmado que os pós-humanos
provavelmente são benevolentes porque, embora possuam poderes de
destruição, ainda não fomos destruídos.
Transumanismo e Espiritualidade
Assim, como será a espiritualidade em um mundo
transumano? O que será a experiência neo-humana a partir de um ponto de
vista religioso? Como o cristianismo será tratado em um ambiente
pós-humano? Foram estas questões que me levaram a fazer a longa viagem
pelo continente. Felizmente, a agenda do dia iria discutir essa nova
matriz de ciência e espiritualidade. Entre os 14 apresentadores,
estavam:
Max More: O "pai" do Transumanismo contemporâneo e cofundador do Extropy Institute.
James Hughes: Diretor do Instituto de Ética e Tecnologias Emergentes.
Giulio Prisco: Ex-gerente da Agência
Espacial Europeia e ex-diretor da Associação Transumanista Mundial. O
Sr. Prisco, falou ao vivo da Itália, dando sua palestra por meio do
Skype.
Terryl Givens: Professor titular de
Literatura e Religião na Universidade de Richmond, e um autor prolixo
sobre mormonismo. Seu livro mais recente é When Souls Had Wings: Pre-Mortal Life in Western Thought (Oxford University Press, 2010).
Lincoln Cannon: Diretor da Associação Mórmon Transumanista.
Assim, como a espiritualidade se encaixa dentro de um
paradigma neo-humano? Aqui estão alguns dos pontos principais com base
em minhas anotações e as gravações em áudio durante o evento:
- Na primeira palestra do dia, intitulada "Temor e
Tremor na Torre de Babel", foi observado que os mitos em todas as épocas
falam da luta do homem com o divino. Durante a sessão de perguntas e
respostas após a palestra, foi dito que estamos agora em um ponto de
retorno da Torre de Babel — podemos fazer tudo aquilo que imaginarmos. "Não há nada que esteja fora do nosso controle agora."
- Durante outra apresentação, foi sugerido que a
criação e a evolução não são incompatíveis. Em vez de criação a partir
do nada, devemos examinar a ideia de uma "forma organizada de evolução".
Este conceito, a partir da perspectiva mórmon, emana de Abraão 4:20-25 (A Pérola de Grande Valor, uma das escrituras mórmons), onde "os Deuses prepararam a terra para produzir a criatura viva."
- Múltiplas entidades físicas e espirituais estão em
uma luta pelos recursos escassos. Portanto, os espíritos têm interesses
nos seres humanos e as interações entre o espiritual e o físico moldam
nossas realidades sociais, políticas e econômicas. Portanto, a evolução
da humanidade requer que tenhamos uma transição ideológica, uma
transição que nos leve a assimilar as tendências individuais — como o
instinto de sobrevivência — dentro da família maior de entidades
relacionais. Essa integração enfatizará o valor do grupo sobre o
indivíduo. Estamos todos conectados diretamente um ao outro.
- Toda a vida está interconectada na busca por
progresso eterno e perfeição espiritual. Três pensadores de quem podemos
receber dicas e instruções são: John A. Widtsoe, um filósofo mórmon que
acreditava na evolução limitada e que trabalhou para fundir a religião
com a ciência dentro da estrutura mórmon; Alfred North Whitehead, um
matemático que criou a "Teologia do Processo" e postulou a
interconectividade da existência; Pierre Teilhard de Chardin, que viu a
humanidade se movendo em direção a um ponto Ômega com o nascimento da
mente global — a evolução de Deus.
- Precisamos destruir os antigos mitos e criar novos
mitos que se encaixem em uma visão pós-humana da espiritualidade. Isto
será construído com base na Física Quântica: A religião é a física na
conexão dos seres. Tudo está conectado porque tudo é parte da física.
Portanto, os rituais religiosos são algoritmos programáveis. (Nota: Observe como a Física Quântica forma uma ponte pseudo-espiritual entre as diferentes fés.)
- A sociedade precisa fazer a transição de um projeto
industrial que consome intensamente energia para uma mentalidade de
ecossistema. Isto pode ser feito por meio da Teoria do Enxame e da
Colmeia (também conhecida como Teoria do Caos), com sua ênfase em
organização descentralizada e espontânea. Portanto, precisamos lançar
fora o individualismo e adotar a organização coletiva. O Transumanismo
se torna então o "superorganismo da família humana", completo com um
código comum de valores. Nesta cosmovisão, os sistemas de valores
gravitam em torno de grupos de auto-seleção que compartilham os
objetivos de transformação. Uma psicologia global, positiva e assertiva
emergirá como um tipo de parametricismo cultural (modelagem dinâmica).
- O Transumanismo cristão reconhece que a fé e as
obras levam à salvação. Que o Logos não é estático ou fixo, mas que é
dinâmico e em evolução. Ele pode ser descrito na seguinte fórmula, que
seria melhor considerada como um círculo: Criação
— Caos — Processo cognitivo; crescimento e compreensão — Evolução
consciente — Ascensão; o retorno a uma singularidade = Consciência
universal ou o Estado Crístico. "Estamos crescendo por fé e
por obras de volta a esse ponto singular, em que todos participamos
porque todos vamos experimentar esta mesma sensação."
- A palestra de Max More foi intitulada "Apoteose e
Progresso Perpétuo". Ele iniciou com uma história pessoal sobre não
acreditar em Jesus e em ir para o inferno. Ele observou que a versão
moderna do Transumanismo está enraizada no Humanismo e na Era do
Iluminismo e que os transumanistas, em sua maioria, são ateus ou
agnósticos.
Embora seja um ateísta no sentido da concepção cristã
em um Deus, More pôde ver a importância de encontrar compatibilidade
entre o programa neo-humano e a religião. Entretanto, ele estava
preocupado, pois a noção de divindade "é uma ideia limitada demais no sentido tradicionalmente concebido..."
Se o progresso perpétuo ocorrer, então a mudança perpétua é inevitável,
e assim também nosso conceito limitado de Deus avançará à medida que
"progredirmos".
"Estou mais inclinado a querer desencorajar a
discussão sobre deuses no Transumanismo, independente se somos
religiosos ou não — acho que provavelmente podemos fazer melhor do que
isto... afinal, muitos dos conceitos tradicionais não são muito
esclarecedores ou inspiradores, especialmente as versões mais antigas,
como no Velho Testamento... uma criança petulante... um sadista cósmico
que parece gostar de preparar as coisas para nos torturar."
- A espiritualidade não é sobre o "Eu" mas "aquilo
que cria o Nós". É sobre uma crescente percepção da nossa evolução
dentro do contexto da interconexão. De acordo com Dorothy Deasy, uma
transumanista cristã, que aceita o modelo de Darwin, uma nova via é
necessária.
"É vital que os transumanistas espirituais tenham uma
voz, que sejam a Terceira Via entre o fundamentalismo e a criação sem
Deus [referindo-se ao ateísmo]. Estamos vivendo em um tempo em que se
entregar a uma das formas de pensamento, ciência ou espiritualidade,
pode ter consequências sociais perigosas. Uma sugestão é incentivar as
comunidades religiosas a evoluírem suas percepções a respeito de Deus, e
readotarmos o sagrado..."
Ela demonstrou a importância de uma teologia evolutiva e de uma espiritualidade emergente:
"Enquanto o Transumanismo for visto como uma ameaça à
fé e à própria humanidade, a resistência somente aumentará. Uma
espiritualidade evoluída construirá uma ponte para mostrar o
Transumanismo como aquilo que ele tem o potencial de ser, o ser humano —
o cocriador teônomo.
"Uma teologia evoluída ajudará a garantir que o futuro que desenvolvemos estará, na verdade, alinhado com a lei de Deus..."
"... Para mim, evoluir nossa teologia significa
colocar os Ensinos da Sabedoria na frente e usar as histórias e
personalidades somente como suporte. Isto também pode significar romper
com a exclusividade religiosa e adotar a vasta diversidade de crenças,
ações e locais em que o Sagrado pode ser encontrado. A teologia
evolutiva reintroduz uma confiança no paradoxo... ter propostas ou
emoções contraditórias simultaneamente. Ela é o oposto da certeza."
"O papel dos guias espirituais é substituir o dogma
pelo questionamento, levar seus seguidores a examinarem seus sistemas de
crenças e fazerem perguntas maiores. Parte da espiritualidade evolutiva
é prestar atenção à forma como imaginamos Deus. Deus pode ser imaginado
dentro de um modelo que vai do concreto ao conceitual... Deus pode ser
visto como uma experiência. Os milagres no Novo Testamento podem ser
lidos como exemplos exagerados, usando a forma de histórias, ou os modos
em que Deus é expresso em nossas vidas..."
- A espiritualidade do Transumanismo poderia ser
considerada a "Religião da Próxima Geração" e precisa ser demonstrada
como uma religião "legal", que unifica a humanidade.
O Transumanismo e o Cristianismo Bíblico
Portanto, onde é que o Cristianismo bíblico se
encaixa aqui? Os pontos de discussão acima mostram que o cristianismo
bíblico não é compatível com a aplicação espiritual do Transumanismo. O
Cristianismo bíblico reconhece somente um Deus; tentar uma ascensão e se
tornar como Deus é o máximo do orgulho — a queda de Lúcifer. Além
disso, a exclusividade bíblica — Jesus Cristo é o "único caminho para o
Pai" — não pode ser entrelaçada nesse universalismo espiritual.
Portanto, não foi surpresa ouvir as posições bíblicas tradicionais serem
alvo de zombaria.
Embora Max More tenha ligado Jeová a uma "criança
petulante", foi James Hughes quem deu a maior bordoada nos cristãos
evangélicos e conservadores durante sua palestra. A implicação era
clara: Os cristãos evangélicos mantêm crenças fora de moda e estão
imersos em uma paranoia religiosa. Entretanto, as tradições hindu e
budista, se encaixam melhor com o Transumanismo por causa da aceitação
da Evolução. O Mormonismo também, ele reconheceu, poderia adotar um
paradigma evolucionário.
Tom Horn, um pesquisador cristão que escreve e faz
palestras sobre os perigos do Transumanismo foi chamado de maluco, e Al
Mohler, presidente do Seminário Teológico Batista do Sul, também foi
criticado por sua posição contrária à homossexualidade. Os cristãos
evangélicos não foram vistos de forma favorável.
Os comentários do Sr. Hughes serviram de assunto para
o painel final de Perguntas e Respostas. O painel teve início com uma
pergunta de um expectador on-line: "Devemos procurar o diálogo com os
cristãos fundamentalistas paranoicos que falam com veemência contra
Humanity+, ou devemos buscar mais do que o diálogo, talvez até zombar
deles?" Hughes respondeu que tinha entrevistado Tom Horn e que Tom Horn
também o tinha entrevistado: "Acho que é uma coisa boa manter nossos
inimigos o mais próximos que pudermos." Em seguida, ele soltou uma
bomba:
"Como as energias apocalípticas e do novo milênio
muito frequentemente inspiram a violência... assim, se eu tiver de me
comunicar com alguém do outro lado que acha que sou um filho de Satanás,
e estabelecer um relacionamento para que ele não venha atrás de mim com
uma arma, é algo que eu tenha de fazer, estou disposto a fazer. Certo? É
com aqueles que não me comunico ainda que estou preocupado."
Max More interferiu e acrescentou: "Não sou um filho
de Satanás, sou filho de Lúcifer." Esse comentário provocou risos, mas
More estava falando sério — apesar de ter um sorriso na face. O Sr. More
escreveu em 1991 que:
"Lúcifer é a incorporação da razão, da inteligência,
do pensamento crítico. Ele se posiciona contra o dogma de Deus e de
todos os outros dogmas. Ele se posiciona a favor da exploração de novas
ideias... Una-se comigo, una-se com Lúcifer e una-se com a Extropia na
luta contra Deus e contra suas forças entrópicas com nossas mentes,
nossas vontades e nossa coragem. O exército de Deus é forte, mas é
apoiado pela ignorância, pelo medo e pela covardia. A realidade está
fundamentalmente do nosso lado. Avante para a luz! [19].
Outra linha de questionamento examinou como iremos
"evoluir espiritualmente" e se as religiões deveriam mudar no
relacionamento com o Transumanismo. As respostas incluíram o
desenvolvimento de valores de grupo comuns — incluindo civilidade (isto
foi irônico, considerando-se como os evangélicos foram tratados durante o
evento), fornecer foros para debates seguros com os cristãos
fundamentalistas e a necessidade de criar "redes das questões
espirituais". A ênfase no literalismo textual precisa ser diminuída. As
igrejas, disse Dorothy Deasy, terão de se afastar da mitologia e se
mover rumo à adoção de experiências orgânicas — ou cairão de vez.
Conclusão
Após deixar Salt Lake City, passei um tempo
considerável refletindo no que tudo isto significava. As implicações são
enormes. Aqui estão alguns pensamentos:
1) O Movimento Transumanista não é uma moda
passageira e as indústrias e tecnologias que dão a esse movimento
energia mudarão radicalmente nosso mundo.
2) Uma forma globalmente aceita de espiritualidade terá um papel cada vez maior na cosmovisão transumana.
3) Atualmente, em grande parte, os indivíduos
envolvidos no movimento são antagônicos ao cristianismo evangélico.
Algumas tentativas no futuro previsível poderão ser feitas para trazer
as vozes dos cristãos preocupados para a mesa de discussão. Entretanto,
com base no nível de zombaria — tanto neste evento quanto nas
publicações sobre o Transumanismo — é questionável a sinceridade que
essas aberturas terão. De qualquer modo, se os cristãos conservadores
forem convidados a falar em um cenário de discussão do transumanismo,
eles precisam estar equipados com a verdade, justiça, prontidão, fé e
com a Palavra de Deus (Efésios 6:10-18). Além disso, precisarão ser
apoiados em oração.
4) Ao expressar as preocupações e a oposição racional
ao Transumanismo, é preciso tomar cuidado e evitar uma linguagem que
possa ser interpretada como hostil ou que incite a violência. Os
cristãos também não devem recorrer às ofensas pessoais ou à zombaria.
Não somente isto é contrário à justiça, mas dá credibilidade aos
estereótipos dos transumanistas sobre os cristãos conservadores.
Ironicamente, embora James Hughes fale sobre os
perigos dos cristãos fundamentalistas violentos — citando Tom Horn em
suas preocupações — alguns dos principais defensores do pós-humanismo,
como Richard Seed, pronunciam abertamente guerra contra aqueles que se
opõem ao seu objetivo de alcançar a divindade: "O único modo de me impedir é me matar. Mas, se você tentar me matar, eu o matarei." [20].
Para o Sr. Hughes e outros apoiadores do neo-humano,
espero sinceramente que eu não esteja enganado, mas não tenho
conhecimento de nenhum líder evangélico ou de alguma personalidade
reconhecida dentro da cristandade, incluindo Tom Horn, que tenha
defendido o uso da violência ou feito ameaças de morte contra os
transumanistas.
5) Uma versão progressiva do cristianismo,
representada como uma fé pronta para abraçar a diversidade religiosa e a
evolução, será aceita dentro do ambiente transumanista. A
espiritualidade emergente e o movimento interfé dentro da igreja se
encaixarão perfeitamente com os sentimentos transumanistas. Observe
também como grupos temáticos colocarão de lado as verdades bíblicas na
busca por unidade interconectada.
6) Os cristãos precisam se manter informados. Este
artigo apresentou somente uma introdução básica e, infelizmente, não
existe muita literatura cristã sobre os assuntos do Transumanismo e da
Tecnocracia. Em edições futuras de Forcing Change, pretendo
fornecer uma lista de recursos. Entretanto, se você estiver inclinado a
pesquisar mais, existe uma quantidade crescente de livros, revistas e
sites seculares dedicados a explorar o Transumanismo. No entanto, tenha
cautela, pois alguns desses materiais têm uma inclinação de Nova Era ou
ocultista.
7) Como cristãos, precisamos ter em mente onde colocamos nossa fé. O Salmo 27:1 nos lembra: "O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?"
Notas Finais
"Transfiguration: Parallels and Complements Between Mormonism and Transhumanism", Sunstone, março de 2007, Edição 145, pág. 32.
George Dvorsky, "The Most Significant Tech of the Next 20
Years", Institute for Ethics and Emerging Technologies, 4 de novembro de
2010.
"Transgenic plants – corporate or college?", The Cornell Daily Sun, 27 de outubro de 2010
"Genetically engineered monkey could lead to Alzheimer’s cure", The Hindu, 31 de outubro de 2010.
"Transgenic worms make tough fivers", MIT Technology Review, 27 de outubro de 2010.
"Clone zone: Bringing extinct animals back from the dead", BBC News, Science & Environment, 29 de outubro de 2010.
J. D. Buck, Mystic Masonry (Regan Publishing, 1925), pág. 70.
J. D. Buck, Mystic Masonry, pág. 62.
Mark Pesce, Becoming Transhuman. Este é o trabalho
definitivo do Sr. Pesce em formato de vídeo. Cópias podem ser vistas em
diversos sites de armazenamento de vídeos.
Mark Pesce, Becoming Transhuman.
Richard Seed, entrevistado no documentário Technocalyps, produzido por Frank Theys.
Bruce R. McConkie, Mormon Doctrine (Bookcraft, 1989), pág. 321.
Joseph Smith, conforme citado em Mormon Doctrine, pág. 321.
Brigham Young, citado em "Transfiguration: Parallels and Complements Between Mormonism and Transhumanism", Sunstone, março de 2007, Edição 145, pág. 34.
"Transfiguration: Parallels and Complements Between Mormonism and Transhumanism", Sunstone, março de 2007, Edição 145, pág. 34.
"Transfiguration: Parallels and Complements Between Mormonism and Transhumanism", Sunstone, março de 2007, Edição 145, pág. 27.
"Transfiguration: Parallels and Complements Between Mormonism and Transhumanism", Sunstone, março de 2007, Edição 145, pág. 36.
Max More, "In Praise of the Devil", Atheist Notes, No. 3, 1991.
Richard Seed, entrevistado no documentário Technocalyps, produzido por Frank Theys.
Autor: Carl Teichrib, artigo original em http://www.forcingchange.org, Volume 4, Edição 10. A Espada do Espírito: http://www.espada.eti.br/tecnodeuses-1.asp
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