"Em 2025, de acordo com a lei de Moore, veremos uma aceleração na velocidade das mudanças à medida que nos aproximamos de um mundo de uma verdadeira abundância (tecnológica)", escreve Peter Diamandis, presidente e diretor da XPRIZE, uma fundação que premia os desenvolvedores de novas tecnologias para impulsionar avanços radicais em benefício da humanidade.
Aqui lhes apresentamos as previsões de Peter Diamandis para os próximos dez anos:
1 - Um cérebro humano por 1.000 dólares
Um computador capaz de calcular na mesma velocidade que o cérebro humano, ou seja, 10^16 ciclos por segundo, custará em torno de 1000 dólares.
Leia também: Cientistas Tentam Sincronizar o Cérebro Humano com Computadores
2 - Uma economia de trilhões de sensores
Em 2025 haverá mais de 100.000 bilhões de dispositivos conectados, a cada um com uma dúzia (ou mais) de sensores de coleta de dados. Isto implicará em uma revolução de dados muito além de nossa imaginação e, segundo o recente relatório da Cisco, gerará 19 trilhões de dólares.
Leia também: Transhumanismo: 9 Tecnologias que Podem em Breve Ser Implantadas Dentro de Você
3 - Conhecimento perfeito
Com um trilhão de sensores que coletam dados instalados em todos os aparatos (carros automáticos, sistemas de satélites drones, câmeras) poderemos saber tudo o que quisermos, quando quisermos e em qualquer lugar.
4 - 8 Bilhões de pessoas hiperconectadas
Facebook (Internet.org. SpaceX, Google (Projeto Loon), Qualcomm e Virgen (OneWebO stão planejando proporcionar a todos os habitantes do planeta conectividade global com velocidade superior a 1 megabit por segundo. O número de humanos conectados crescerá de 3 bilhões para 8 bilhões, o que significará um aumento de 5 bilhões de novos consumidores na economia mundial.
5 -Mudanças nos cuidados médicos
Os hospitais tal e como os conhecemos serão substituídos por novos modelos de negócios com cuidados médicos melhores e mais eficientes. Milhares de startups (como Google, Apple, Microsoft, SAP ou IBM) buscarão entrar neste lucrativo negócio de 3,8 trilhões de dólares com novos modelos de negócio de desmaterialização, desmonetização e democratização do sistema atual, burocrático e ineficiente segundo o autor.
Leia também: Como a Elite Planeja Alcançar a Imortalidade Digital
A tela tal como conhecemos irá desaparecer e será substituída por óculos. Não serão como o Google Glass, mas serão parecidos, embora, mais elegantes. A realidade aumentada que nos proporcionarão estes óculos mudará para sempre uma série de setores econômicos, como o varejo, setor imobiliário, educação, turismo e o lazer. Por sua vez, tudo isto modificará radicalmente o comportamento humano.
Leia também: Escritórios do Futuro: Hologramas, Controle Mental e Robôs
7 - Os primórdios do JARVIS:
A pesquisa da inteligência artificial vai fazer progressos na próxima década. Se você acha que o Siri é útil agora, a próxima geração da década do Siri será muito mais parecido com o JARVIS do Homem de Ferro, com capacidades expandidas para entender e responder. Empresas como a IBM-Watson, DeepMind e Vicarious continuam vasculhando e desenvolvendo a próxima geração de sistemas de IA. Em uma década, será normal você dar acessar a IA para ouvir todas as suas conversas, ler seus e-mails e escanear seus dados biométricos porque a vantagem e a conveniência serão enormes.
Leia também: Cientista Alerta que a Ascensão da Inteligência Artificial Levará à Extinção da Humanidade
8 - Blockchain
Se você ainda não ouviu falar do blockchain, eu recomendo que você leia sobre ele. Você pode ter ouvido sobre o bitcoin, a qual é a descentralizada (global), democratizada, criptomoeda altamente segura, com base no blockchain. Mas a verdadeira inovação é o próprio blockchain, um protocolo que permite a segura e direta (sem um intermediário) transferência digital de valor e ativos (dinheiro, contratos, ações, IP). Investidores como Marc Andreessen ter derramado dezenas de milhões para o desenvolvimento e acredita que isso é tão importante em uma oportunidade como a criação da própria Internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário