Com as moedas sendo desvalorizadas rapidamente por seus respectivos governos, a economia mundial em uma desaceleração e as tensões sobre os recursos em aquecimento no mundo todo, é hora de começar a considerar o fim do jogo.
De acordo o investidor multimilionário de recursos Carlo Civelli é provável que não haja saída para os bancos centrais que tem permanecido durante os últimos anos, imprimindo dinheiro cada vez mais.
Durante sua carreira de muitas décadas Civelli geriu ou financiou mais de 20 empresas, muitas das quais agora possuem capitalizações de mercado em bilhões de dólares, então ele sabe uma ou duas coisas sobre investir em épocas de bonança, assim como de ruína.
Em sua mais recente entrevista sobre tendências conômicas e financeiras futuras, ele adverte um cenário de final de jogo que é nada mais nada menos que um colapso total. E aqui está a parte que dá medo: Civelli disse inclusive que o ouro poderia não ser um refúgio seguro se o pior dos casos acontecer:
Se todos falamos do final do jogo e um cenário de colapso total, posso ver os governos dizendo a nós todos que nosso dinheiro está agora sem valor e os títulos que possuímos são inúteis. Todos vocês tem de fazer um corte.
Mas eles deixariam as pessoas que possuem ouro fugir com ele? Eu acho que não.
Nesta entrevista - que você deve ver - Civelli compartilha estas e outras ideias que talvez não tenha ouvido falar antes, junto com estratégias de investimento na crise o que poderia lhe posicionar prosperamente enquanto o resto do mundo mergulha no caos:
Todos sabemos que os bancos centrais estão imprimindo dinheiro cada vez mais. Centenas de bilhões, ou talvez trilhões estão inundando os mercados. O BCE, o banco europeu está fazendo o mesmo aqui em mais ou menos uma semana
...Obviamente a maneira de sair desta flexibilização quantitativa é muito difícil - ninguém nunca fez isso, e o veredito não se sabe ainda se a flexibilização quantitativa realmente fez algo de bom ou não. Ao menos impediu que o mundo entre em colapso agora, mas e se as taxas de juros voltem um dia novamente aos níveis normais, e todos os bilhões de dinheiro agora tiverem de ser retirados do mercado?
Ninguém sabe o que vai acontecer depois... Mas eles deixariam as pessoas que possuem ouro fugir com ele? Eu acho que não.
Então o governo a esse ponto vai dizer "Ok, pessoal, quem possui ouro tem que devolve-lo ao banco central em um prazo de tempo determinado, e te pagaremos o preço que ouro está neste momento, menos um grande corte". Não se esqueça que até 20 ou 30 anos, o ouro era vendido a $35 e foi fixado a esse preço, assim, quem possui ouro, na minha opinião, não serão poupados.
Não há maneiras de fugir, então vamos viver os bons tempos enquanto dure.
A ideia de que os governos dos EUA ou da Europa confiscarão o ouro como fizeram durante a Grande Depressão é realmente assustador. Mas sem dúvida é um resultado plausível, dada nossa história e o quão longe eles foram.
Então, que opções temos a nossa disposição se os governos tomarem esse caminho?
Diversificação.
Você certamente quer fazer um esforço para se preparar para um cenário de "colapso total" estando pronto para as interrupções do abastecimento e o congelamento do crédito que serão o resultado inevitável de qualquer queda da moeda ou o desenrolar do mercado de créditos.
Estamos vivendo exatamente este cenário tomando lugar na Ucrânia agora, e recentemente temos visto um evento semelhante na Venezuela. O preço dos alimentos, gás, papel higiênico e outros artigos pessoais não só explodiram os preços, mas desapareceram das prateleiras das lojas por completo devido as tensões na linha de abastecimento. É um cenário que sem dúvida poderia acabar em outro lugar já que a crise mundial se acelera, inclusive mesmo nos EUA, então ter alguns estoques em reserva não é má ideia.
Mas o que acontece com as pessoas com fundos de aposentadoria, contas do mercado monetário ou outros instrumentos baseados no dólar?
A forma que Civelli explica, é que inclusive em um cenário de colapso os negócios continuarão a acontecer. Saber quais ativos manter é que se torna o desafio. Durante a Grande Depressão, enquanto Roosevelt obrigou os americanos a abandonarem seu ouro físico, as empresas mineradoras de metais preciosos aumentaram seu valor. Carlo Civelli afirma que sempre há oportunidades disponíveis nos mercados de recursos, desde que você siga os que ele apelidou de "os 3 Ps".
Então, obviamente, há um mercado lá fora. Os grandes estão comprando os menores, o que é muito mais fácil agora do que sair e golpear a si mesmos. E isso continuará também em 2015, também na industria do petróleo.
Agora, minhas ideias sempre foram, e isto é o que tenho dito no mercado, que as três letras P tem de estar corretas. Em outras palavras, o preço da ação, o projeto em si e as pessoas por trás dele. Essas são as três letras P.
Enquanto que um colapso total vai acabar com muitas empresas no futuro, especialmente aqueles cujas atividades se concentram na economia de consumo de eletrônicos e outros acessórios dos EUA, as que proporcionam recursos essenciais como alimentos, petróleo e minerais metálicos como o último projeto de capital de risco de Civelli, a Callinex Minas, prosperará.
Nós estamos nos aproximando muito rapidamente do cenário de colapso total descrito por Civelli. As consequências das maquinações do governo e manipuladores dos bancos centrais não podem ser evitadas. Os americanos normais, multimilionários do mundo todo, e inclusive muitos políticos sabem que isto é uma conclusão inevitável.
É hora de se preparar para o inevitável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário