terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Cuidado: a internet pode se transformar em uma central de vigilância do governo

InternetImage via WikipediaCuidado: a internet pode se transformar em uma central de vigilância do governo

Estudos publicados nos Estados Unidos mostram que, em alguns anos, será possível vigiar países inteiros com poucos gastos.

Por Renan Hamann
   

O "Grande Irmão" está de olho em você!

Você já assistiu ao filme 1984 (ou leu o livro que deu origem à obra)? Nele, o governo possui formas de vigiar todos os passos dos cidadãos, que nunca conseguem se livrar do “grande irmão” (que está de olho em tudo). O que parecia uma loucura vai se tornando cada vez mais possível, pois a tecnologia está avançando em direção a essas possibilidades.

Um estudo publicado pelo Brookings (instituto independente de pesquisas, dos Estados Unidos) mostra que o preço de equipamentos eletrônicos vem caindo bastante, o que permite mais facilidade na adesão aos sistemas de vigilância total. E a internet é uma das  formas mais simples disso. 


No documento, é mostrado que o armazenamento de todas as conversas telefônicas de um país como a Síria (em um ano) demandaria investimentos de 2,5 milhões de dólares. Mas se as quedas nos preços de tecnologias continuarem no ritmo atual, até 2016 o mesmo processo custaria apenas 250 mil dólares.


Outra queda poderia ser vista na aquisição de câmeras de vigilância. Atualmente, para armazenar as imagens capturadas por 500 mil dispositivos seria necessário investir 300 milhões de dólares. Estima-se que em 2020, esse valor seja reduzido para apenas 3 milhões de dólares.
Gravação de voz em escala mundial

John Villasenor, pesquisador da Universidade da Califórnia (Estados Unidos), publicou um artigo mostrando que governos totalitaristas podem investir em tecnologias capazes de capturar todo e qualquer som em locais públicos, o que permitiria descobrir e coagir qualquer foco de levante rebelde.

Ele afirma também que não é de se duvidar que todas as mensagens de texto, ligações, interações em redes sociais (como já foi provado pelo caso da Tailândia) e qualquer outra forma de comunicação estejam sendo rastreadas em países cujo governo seja totalitarista.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/seguranca/17013-cuidado-a-internet-pode-se-transformar-em-uma-central-vigilancia-do-governo.htm#ixzz1hk2vAG2X

Enhanced by Zemanta

Nenhum comentário:

  Estratégia Cloward-Piven Sergio Ricardo M. da Silva · Jun 11, 2016 Deve-se perder a ingenuidade para se entender a crise econômica — e ta...