terça-feira, 3 de julho de 2012

Dispositivos de espionagem em sua casa

Big Brother 2001 (UK)Big Brother 2001 (UK) (Photo credit: Wikipedia)
Dispositivos de espionagem em sua casa

Por Phil Elmore

Você está sendo vigiado? Alguém está escutando você? Algum ladrão de identidade ou invasor de casas tem você sob vigilância neste momento?

Isso pode soar fantástico, mas realmente tem acontecido. Em um caso verdadeiro que vem direto de um tecnothriller, uma jovem e atraente jovem estava convencida de que seu ex-namorado a estava monitorando. Ele parecia saber coisas que ninguém poderia saber ... a menos que estivesse ouvindo-a em sua casa. Como se viu depois, o namorado, um profissional de suporte de tecnologia, tinha configurado a rede wireless dela e sabia de todas as senhas dela. Ele estava espionando o email dela. Ele podia, portanto, muito facilmente, ter monitorado as conversas dela. 

Isso poderia acontecer a você? Felizmente para todos nós, o risco de termos dispositivos de escuta sendo posicionados em nossas casas é relativamente pequeno. É, todavia, real, e com a proliferação de câmeras de vídeo baratas, gravadores de áudio acessíveis e equipamentos "espião", até mesmo na forma de brinquedos infantis, as chances de que você seja grampeado, de que esteja sob vigilância, são maiores do que nunca.

Mundanças na tecnologia tem direcionado a algumas mudanças na cultura popular e nos riscos que cada cidadão enfrenta. É mais fácil do que nunca para um cidadão comum, não seu governo, alienígenas espaciais ou espiões inimigos, plantar dispositivos de escuta muitos pequenos, eficientes e discretos em nossas casas e nas casas dos outros. Estes dispositivos variam de benignos mas irritantes (como gadgets eletrônicos que emitem trinados aleatórios projetados para aborrecer aqueles lá de dentro) aos potencialmente salvadores de vidas ("câmeras babás" miniaturizadas que permitem que os pais identifiquem e obtenham provas de abuso infantil) aos invasivos e ofensivos (câmeras "para olhar por baixo da saia" escondidas em locais públicos ou semi-públicos, vestiários e banheiros).

Dispositivos de escuta começam fora da casa na forma de microfones direcionais. Estes gadgets com aparência de armas de raio basicamente coletam som a longa distância, permitindo que alguém "grampeie" você sem realmente invadir a sua propriedade.

Uma vez dentro da casa, uma escuta pode ser colocada perto ou dentro de seu telefone, usada no corpo de um visitante, ou plantada diretamente em qualquer lugar. Web câmeras podem transmitir imagem e som via web para qualquer lugar. Câmeras espiãs, especialmente, podem ser disfarçadas como um grande número de objetos domésticos e podem até transmitir em cores. Se você quiser ter uma boa ideia do que está por aí, vá comprar dispositivos de escuta e câmeras como se você desejasse grampear alguém. As opções disponíveis para você lhe surpreenderão, e as implicações são perturbadoras. Então o que você pode fazer?

Você pode ir fazer compras, por causa de uma coisa. Há incontáveis "detectores de grampos" no mercado que captam as transmissões das frequencias de rádios de dispositivos espões e telefones sem fio. (A mesma tecnologia é aplicada para bloquear sinais de telefones celulares em áreas onde os proprietários não querem pessoas usando seus celulares). Você também pode comprar detectores de toque de telefones que se conectam diretamente a sua linha de telefone. Detectores de laser usados para descobir lentes de câmeras podem ser usados para encontrar reflexos físicos de dispositivos espiões, também. Por algumas centenas de dólares você pode detectar uma ampla variedade de escuta e equipamento espião. Isso não significa que você esteja completamente coberto. Prevenir a casa ou escritório de espionagem começa com precauções simples:

Não permita quem você não confia ou que não tenha convidado dentro de sua casa. Por exemplo, se alguém aparece inesperadamente afirmando ser de uma empresa de energia elétrica, que precisa de acesso a alguma parte de sua casa, recuse a entrada dele ou dela. Se é realmente importante, a empresa de energia elétrica ligará para você, e eles deveriam ter contactado você por escrito de qualquer forma.

Não deixe amigos ou membros da familia desassistidos quando estiverem visitando você. A menos que você tenha boas razões para confiar neles completamente, deixar visitantes desassistidos significa que eles podem fazer o que bem quiserem, até inclusive plantar grampos em seu telefone, sob sua escrivaninha, ou qualquer outro lugar em sua casa ou escritório. Em caso de um escritório que recebe visitas do público, isso pode ser impossível às vezes, mas você geralmente nunca quer que um convidado em sua casa ou escritório seja deixado desassistido se você puder evitar (de novo, a menos que você tenha boas razões para confiar nesse visitante).

Não fale alto informação de senha e outros dados sensíveis de jeito nenhum se você puder evitar. Se alguém estiver ouvindo o que você está dizendo, a maneira mais fácil de evitar de escutarem a senha de seu email ou o login do banco é nunca dizer em alta voz. Todas as senhas, por falar nisso, deveriam ser termos sem sentido conhecidos apenas por você, que você não tenha usado em conversas. Isso as torna muito mais difíceis de aprender ou ouvir aleatoriamente.

Nunca discuta informações críticas em telefones ou redes sem fio. Transmissões de telefones sem fio, e particularmente frequências de telefones sem fio, podem ser apanhadas por scanners e outros dispositivos sem fio facilmente e até mesmo não intencionalmente. Não dê números de cartão de crédito ou outra informação sensível pelo seu telefone celular ou telefone sem fio. Sempre use uma linha fixa.

Tenha cuidado com seu entorno. Na verdade olhe para as coisas que você mantém em sua casa ou negócio, e tenha suspeita de itens que aparecem sem aviso prévio ou inesperadamente, por qualquer que seja a razão. Aquela caneta que você não lembra de possuir pode ser um dispositivo de escuta. Também não machuca simplesmente limpar sua casa ou escritório a fundo de vez em quando, mantendo um olho alerta para algum objeto estranho ou peça de equipamento eletrônico.

Mantenha a perspectiva. Enquanto você está tomando suas precauções, lembre-se que o verdadeiro risco de que sua casa ou seu escritório possa estar grampeado é bem baixo. A maioria de nós simplesmente não leva vida que uma pessoa comum acharia interessante o suficiente para querer colocar-nos sob vigilância.
Lembre-se, também, que tal espionagem pode ocorrer. Invasores de lares, ladrões de identidade e predadores sexuais não se preocupam quão aborrecida sua vida é. Mantenha isso em mente e faça um esforço razoável e de boa fé para manter sua casa e negócio livre de equipamento espião. Como sempre, a responsabilidade por estar mais seguro cai sobre você.
Fonte: www.wnd.com
Enhanced by Zemanta

Nenhum comentário:

  Estratégia Cloward-Piven Sergio Ricardo M. da Silva · Jun 11, 2016 Deve-se perder a ingenuidade para se entender a crise econômica — e ta...