segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Polícia de Manhattan passa a usar sistema biométrico escaneando íris de presos

Polícia de Manhattan passa a usar sistema biométrico escaneando íris dos presos


Com verba de U$500 mil, polícia norte-americana usa alta tecnologia para evitar a fuga de presos.

Esta semana a polícia de Nova York começou a preencher o banco de dados que permitirá identificar foragidos com total precisão. Segundo dados do Departamento de Polícia de Nova York somente na ilha de Manhattan, 21 dispositivos já foram instalados e as previsões são de que nas próximas semanas o sistema passe a funcionar em outros bairros da cidade.

A tecnologia foi instituída após dois casos que ocorreram ao longo deste ano, quando prisioneiros considerados de alta periculosidade conseguiram enganar policiais nova iorquinos, se livrando da prisão.

Entretanto, o procedimento está gerando uma série de discussões por não fazer parte dos estatutos que regem as leis americanas. Especialistas afirmam ser um processo desnecessário e ilegal.

O departamento de polícia local ainda reforça que o sistema pode ser utilizado futuramente com o objetivo de combater o terrorismo, política que já foi adotada pelo exército norte-americano em operações no Iraque e Afeganistão.

A leitura dos padrões da Iris pode ser considerada como sendo um dos métodos  de identificação mais precisos da atualidade. Por ser proveniente de uma determinação genética, acredita-se que as características da Iris jamais mudam, mesmo após muitos anos.

Fonte: www.baixaki.com.br

Nota: Será essa uma etapa de testes para posterior implantação para toda a população?

Enhanced by Zemanta

Nenhum comentário:

  Estratégia Cloward-Piven Sergio Ricardo M. da Silva · Jun 11, 2016 Deve-se perder a ingenuidade para se entender a crise econômica — e ta...